O que é metabolismo e por que é importante você saber disso?

O que é metabolismo? Frequentemente, quando ouvimos falar sobre assuntos como perda de peso, dieta ou academia, a palavra metabolismo está intimamente ligada. 

Estamos acostumados a ouvir sobre o metabolismo rápido e o metabolismo lento, embora nem sempre possamos explicar com precisão o que isso significa.

Para ajudar você a entender mais sobre o que é metabolismo? Eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é metabolismo?

Para explicar com precisão o que é metabolismo, é provável que se deva ler um livro inteiro de biologia. Por esse motivo, tentarei abordar o tópico simplificando-o ao máximo, considerando que o organismo é bastante complexo.

O corpo humano precisa de energia para viver e realizar todas as suas atividades, da renovação celular às ações que realizamos todos os dias. 

De onde vem essa energia? Principalmente dos alimentos que ingerimos. E o metabolismo é precisamente o conjunto de processos que nosso corpo usa para transformar alimentos em energia.

Mas onde exatamente estão indo os recursos que transformamos em energia? Principalmente em duas atividades, ou seja, metabolismo basal e atividade física. Vamos ver mais precisamente para onde vão as energias que produzimos a partir dos alimentos:

  • A taxa metabólica basal representa 60-75% do gasto energético e é isso que serve para permitir todas as funções vitais do corpo em condições de inatividade; falamos em poucas palavras de todos esses mecanismos “silenciosos” que realmente nos mantêm vivos.
  • Por outro lado, 15 a 30% das energias desaparecem com a atividade física: e por atividade física queremos dizer qualquer movimento que realizamos, do esporte mais básico. Obviamente, quanto mais praticamos atividade física, mais esse gasto energético aumenta.
  • Cerca de 10% da nossa energia vai para os mecanismos de absorção de nutrientes

O que é um metabolismo rápido?

Ter um metabolismo eficaz, obviamente, só pode ser bom. Quando você tem um metabolismo particularmente rápido, os aspectos positivos da coisa são bastante óbvios, e você os percebe ainda mais quando se beneficia de uma mudança positiva no estilo de vida. 

De fato, tendemos a dormir bem, a não ganhar peso, a ter um intestino regular, a não sentir frio. Em suma, a eficiência do corpo é muitas vezes maior.

No entanto, nem tudo são rosas: se o metabolismo se torna muito rápido, isso não é positivo, e isso acontece com pessoas com problemas de tireoide (hipertireoidismo). 

De fato, um metabolismo muito rápido nos leva a queimar imediatamente toda a energia e não permite que o corpo crie reservas de energia, o que tem implicações particularmente negativas.

Muitas vezes tendemos a perder peso excessivamente, a ter estados de exaustão e nervosismo contínuos. Obviamente, essa situação deve ser resolvida com a ajuda do médico; portanto, se você tiver sintomas desse tipo, consulte um especialista imediatamente.

O que é um metabolismo lento?

Costuma-se dizer que o metabolismo está bloqueado, o que está incorreto porque, se o metabolismo estiver bloqueado, nosso corpo não poderá cumprir suas funções vitais.

Mas podemos dizer que, às vezes, o metabolismo é muito lento, ou seja, funciona com dificuldade e tende a não queimar as energias que ingerimos de maneira rápida e eficiente.

Mas como você pode saber se tem um metabolismo lento? Muitas vezes, o problema surge quando você está com excesso de peso ou quando tenta fazer dietas e esportes sem alcançar resultados satisfatórios. 

E, de fato, esses são sintomas clássicos do metabolismo lento. A estes são adicionados outros como: fadiga frequente, transpiração excessiva, intestino lento e pressão arterial baixa.

O metabolismo pode desacelerar por uma série de razões diversas, algumas das quais são fisiológicas: por exemplo, é normal que com a idade, a taxa metabólica diminua ou que o metabolismo das mulheres seja mais lento que o dos homens. 

Muitas vezes, porém, também é uma consequência do ganho de peso: quanto mais você engorda, mais seu metabolismo adormece, até que seja criado um tipo de círculo vicioso que precisa ser quebrado.

Como estimular ou acelerar o metabolismo?

Agora que temos uma imagem mais completa sobre o que é metabolismo, vamos ver como quebrar o círculo vicioso do metabolismo lento. A seguir estão os principais elementos e bons hábitos que podem acelerar o metabolismo:

  • Alimentação: deve-se tomar cuidado para ingerir mais proteínas e menos carboidratos. Isso não significa eliminar carboidratos, porque nosso corpo precisa da absorção de uma dieta variada e completa, mas simplesmente devemos evitar que nossa dieta seja baseada principalmente em carboidratos.
  • Não faça uma dieta drástica: comer pouco retarda seu metabolismo. Pelo contrário, é necessário buscar uma dieta saudável e equilibrada, talvez com a ajuda de um especialista que desenvolva uma dieta adequada.
  • Atividade física: parece óbvio dizer, mas ter um estilo de vida ativo e praticar alguns esportes é fundamental. Mesmo yoga pode ser muito útil.
  • Aumentar a massa muscular aumenta a taxa metabólica basal: em outras palavras, quanto mais músculos temos, até os gestos mais triviais, requerem mais energia. Este é um círculo virtuoso que podemos desencadear mesmo sem a necessidade de nos tornarmos fisiculturistas, apenas pratique atividade física regular, talvez alternando atividades aeróbicas e tonificantes (ou seja, levantamento de pesos).
  • Métodos naturais: remédios naturais, como ervas, especiarias e suplementos, podem ajudar a acelerar o metabolismo.

Gostou de saber mais sobre o que é metabolismo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2021, admin. All rights reserved.