O ganho de peso geralmente pode ser atribuído a uma dieta desequilibrada e falta de exercício físico, onde mais calorias são consumidas do que gastadas. O excesso de peso pode ser evitado consumindo alimentos saudáveis e equilibrados e praticando esportes regularmente.
No entanto, em alguns casos, o ganho de peso pode ser parcialmente atribuído a um problema de saúde específico ou ao monitoramento de certos tratamentos médicos.
Para ajudar você a entender mais sobre os problemas de saúde que levam ao ganho de peso, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
4 problemas de saúde que levam ao ganho de peso
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo, também chamado de deficiência de hormônio tireoidiano, é uma doença causada por baixos níveis dos hormônios produzidos pela glândula tireoide que é usada para controlar o metabolismo do corpo.
Este distúrbio é mais comum em mulheres do que em homens. Contudo, os sintomas podem levar anos para se desenvolver.
Tenha cuidado para não confundir hipotireoidismo com hipertireoidismo, resultante de uma superprodução de hormônios na glândula tireoide.
A tireoide é uma glândula endócrina e em forma de borboleta, localizada logo abaixo do pomo de Adão. Ela libera hormônios tiroxina (também chamados T4), a maioria dos quais será transformada em hormônios triiodotironina (T3) por órgãos do corpo, como os rins ou o fígado.
Esses hormônios regulam o metabolismo do corpo: reações químicas quebram as moléculas nos alimentos e as convertem em energia.
Este processo é essencial para o crescimento e desenvolvimento muscular. Também permite que os órgãos funcionem corretamente e ajuda a repará-los quando estão danificados.
O hipotireoidismo ocorre quando a glândula não pode produzir tiroxinas suficientes. O metabolismo, portanto, não pode funcionar como deveria e o corpo enfraquece.
Esse processo pode ocorrer ao longo de vários anos. Certos sintomas aparecerão discretamente e piorarão ao longo dos anos:
- Ganho de peso
- Cansaço
- Alta sensibilidade ao frio
- Dor e rigidez generalizada nos músculos e articulações
- Depressão
- Constipação
- Ciclo menstrual perturbado
- Pele e cabelos secos
Se não tratada, pode levar a doenças cardíacas, problemas de fertilidade, distúrbios mentais e danos nos nervos.
Síndrome dos ovários policísticos (SOP)
Essa síndrome afeta em torno de 10% das mulheres em todo o mundo. A maioria delas não desenvolverá sintomas, caso contrário, aparecerão no final da adolescência ou durante os vinte anos.
A doença foi identificada como ligada à resistência aos hormônios insulínicos e a um nível desproporcional de andrógenos (hormônios sexuais masculinos, também encontrados em mulheres).
A SOP ocorre quando o desenvolvimento dos óvulos nos ovários é dificultado por altos níveis de testosterona. Os folículos onde os ovos são produzidos não são capazes de liberá-los no momento da ovulação.
Como resultado, essa síndrome resulta em períodos irregulares e problemas de fertilidade, excesso de crescimento capilar, queda de cabelo e acne.
Altos níveis de insulina podem dificultar a transformação da glicose em energia. Isto é o que explica oganho de peso. É um ciclo vicioso, porque ganhar peso incentiva o corpo a produzir mais insulina.
Não há tratamento para SOP, mas os sintomas podem ser controlados com mudanças no estilo de vida, tratamento médico ou uma combinação dos dois. Perder 5% do seu peso total através de esportes e ajustar sua dieta pode melhorar muito seus sintomas.
Depressão e ansiedade
A cada ano, uma em cada quatro pessoas é afetada por problemas de saúde mental. Enquanto a maioria dos pacientes afetados por depressão ou ansiedade perde peso, vários deles também podem ganhar peso. Em ambos os casos, as consequências para a saúde podem ser graves.
Distúrbios do sono, falta de energia ou motivação e a sensação de não estar à altura podem resultar em fugir das atividades físicas ou ao ar livre e compensar o desconforto causado pelo consumo excessivo de produtos açucarados ou rico em calorias.
Ao ganhar peso, a perda de autoconfiança ou estima pode criar um círculo vicioso e promover o excesso de peso.
Existem várias medidas para melhorar a saúde mental. Além de consultar um médico para obter um medicamento, em terapia, os exercícios físicos também podem ajudar.
Passar um tempo com a família e os amigos, tentar um novo hobby ou conhecer um grupo com a mesma opinião pode melhorar bastante a sua situação.
Síndrome de Cushing
É uma doença rara, causada por um excesso do hormônio cortisol. Os sintomas aparecerão após exposição prolongada a corticosteroides.
Essa síndrome também pode resultar do crescimento de um tumor na hipófise. Nesse caso, ele será chamado de síndrome de Cushing endógena ou doença de Cushing.
O ganho de peso associado à síndrome de Cushing afeta a face, assim como a parte central do corpo. A gordura também se acumula na área entre os ombros e a parte de trás do pescoço, formando um nódulo.
Pessoas que sofrem dessa síndrome podem ver sua pele enfraquecer, descolorir e ser marcada por estrias. Os pacientes também podem experimentar pressão alta, ossos quebradiços, problemas de fertilidade e depressão.
O diagnóstico da síndrome de Cushing pode ser um processo longo, pois os sintomas aparecerão gradualmente e podem ser semelhantes aos de hipotireoidismo ou pressão alta.
Se você for diagnosticado, seu médico prescreverá uma dose apropriada de corticosteroides ou um medicamento para inibir os efeitos do cortisol.
Gostou de saber mais sobre os problemas de saúde que levam ao ganho de peso? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2021, admin. All rights reserved.