Comer saudável não deve ser uma tarefa. Certamente para crianças, deve ser um processo natural, uma evidência. Muitas vezes, lemos histórias sobre crianças que não gostam de nada, ou que se sentam de manhã cedo com um iogurte açucarado e cereal processado para a televisão.
Para ajudar você a entender como pode trazer uma alimentação saudável para crianças, eu preparei algumas estratégias simples. Ficou interessado no assunto? Então acompanhe comigo esse artigo!
10 estratégias simples para uma alimentação saudável para crianças
1. Faça planos alimentares e agende jantares
As crianças devem comer a cada 3 horas ou mais. Isso ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e impede que eles fiquem com fome e mal-humorados. Eles devem ter 3 refeições principais e 2 lanches por dia.
Da mesma forma, levar alguns momentos para planejar o jantar com antecedência impedirá que você se atrase no último minuto e tenham que comer qualquer coisa rápida fora.
Mantê-lo simples, mas certifique-se de que as refeições são equilibradas e contêm um vegetal ou fruta, proteína (ou seja, carne, peixe, ovos, queijo ou feijão) e pão integral, macarrão ou arroz.
2. Não policie a comida do seu filho
Depois de ter feito o seu trabalho como pai / mãe, ensinando ao seu filho mais sobre alimentação saudável para crianças, não há razão para ter uma linha dura quanto ao quanto eles comem.
Ficar implorando para que ele coma todos os seus vegetais servirá apenas para tornar as refeições uma tarefa árdua e exigir mais resistência da parte dele. Seja neutro e dê a liberdade de determinar o quanto eles comem.
3. Limite o fast food em sua casa
Muitos pais confiam no fast food, como pizza para o jantar ou enchimentos entre as refeições como chips e batata frita. Limitar a quantidade desse tipo de alimento em sua casa incentivará seus filhos a comer mais frutas, verduras e laticínios.
Comer isso de vez enquanto, não é mal, mas se suas crianças começarem a comer isso todos os dias, elas irão adquirir muitas calorias, aumentar a ingestão de sódio e contribuir para más escolhas alimentares ao longo da vida.
4. Faça comida divertida
As crianças adoram brincar. Assim, toda vez que você puder fazer com que as refeições sejam divertidas, você não apenas cria lindas lembranças, mas também ensina mais sobre a alimentação saudável para crianças.
Tente fazer panquecas do Mickey Mouse, garoando uma massa de panqueca e criando as orelhas presas ao corpo principal da sua panqueca redonda enquanto cozinha.
5. Modele bons hábitos alimentares
As crianças são como esponjas, absorvendo tudo o que veem e ouvem. É por isso que é tão importante modelar um bom comportamento alimentar por si mesmo.
Se você está constantemente em uma dieta, pula refeições, come doces, ou cede à alimentação emocional, seus filhos vão crescer pensando que isso é normal. Eles acabarão copiando você.
Preste atenção nas mensagens através da comida que você envia. Sua comida é saudável? Você só come quando está com fome e para quando está cheio?
Você está fazendo boas escolhas alimentares ou você é um viciado em fast food? Lembre-se que seus filhos estão vendo, então tenha cuidado com o que você prega quando se trata de uma alimentação saudável para crianças.
6. Trate a alimentação saudável para crianças com moderação
Se você banir fast food ou guloseimas açucaradas, isso é um motivo para torna-las ainda mais atraentes. Não se esqueça que quando seus filhos estiverem na escola ou com amigos, eles serão expostos a esses alimentos.
Um doce, biscoito ou refrigerante não irá destruir os hábitos alimentares saudáveis que você desenvolveu neles. O truque é limitá-los a tempos ocasionais e não permitir que eles se tornem parte de sua ingestão diária normal de alimentos.
7. Deixe seus filhos ajudarem a cozinhar
As crianças gostam de aprender e gostam de ajudar. Permitir que eles participem da culinária é uma ótima maneira de reforçar sobre a alimentação saudável para crianças. Eles estarão muito mais interessados em comida se tiverem se ajudado na preparação da refeição.
Você pode começar por deixá-los escolher uma refeição que eles querem experimentar e, em seguida, ir ao supermercado e escolher as frutas ou legumes para a receita.
8. Faça o café da manhã ainda melhor
O café da manhã é a refeição perfeita para implementar fibras extras. Você pode preparar uma massa de panqueca de grão integral com antecedência e mantê-lo em seu freezer até que esteja pronto para usá-lo.
Grãos ricos em fibras, como o farelo de aveia, também são uma maneira rápida e fácil de adicionar nutrição à sua refeição da manhã. Fruta fresca ou congelada é um ótimo complemento para cereais matinais.
9. A soja é sua amiga
A soja contém muitos nutrientes bons. Infelizmente, nem todas as crianças gostam do sabor. Embora algumas crianças não gostem de leite de soja normal, elas podem beber leite de soja com sabor de chocolate.
Ou se isso falhar, você pode esconder o leite de soja, usando-o em receitas de culinária, como bolos, purê de batatas, molhos, entre outros. Dessa forma, seus filhos ainda podem se beneficiar do aumento nutricional do leite de soja sem a luta para fazê-los beber.
10. Use a criatividade sempre
Se seus filhos não gostam de vegetais crus ou de certas carnes, use a criatividade. Por exemplo, palitos de cenoura, aipo, brócolis, couve-flor ou ervilhas misturadas com algum molho podem realmente agradar às crianças.
Algo tão simples como molho pode ser a diferença entre uma luta durante uma refeição ou uma criança feliz que mergulha e come legumes.
Gostou de saber como você pode fazer uma alimentação saudável para crianças? Então não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, dessa forma seus amigos também terão acesso a esse material!
© 2021 – 2022, admin. All rights reserved.