O café está na dieta diária de milhões de pessoas em todo o mundo. Elas o consomem de manhã, quando acordam ou no meio da tarde para recuperar energia e permanecer alerta.
Como é uma das bebidas mais consumidas no planeta, muitos cientistas e pesquisadores realizaram estudos para descobrir suas propriedades e benefícios.
Como resultado disso, foi apontado que sua ingestão moderada fornece nutrientes e estimula a transmissão de impulsos nervosos entre os neurônios.
Além de seu sabor agradável e aroma intoxicante, o café contém um mundo de virtudes medicinais. No entanto, além de suas vantagens, também tem suas desvantagens, e ambas devem ser conhecidas.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o café, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Valor nutricional do café
Em uma xícara de 240 g de café preto, os seguintes nutrientes estão presentes:
- Calorias. 2
- Gordura. 0 gramas
- Carboidratos. 0 gramas
- Sódio. 4,8 mg
- Cálcio. 4,8 mg
- Colina. 6,24 mg
- Cafeína. 96 mg
- Magnésio. 7,2 mg
- Fósforo P. 7,2 mg
- Potássio. 118 mg
Quais são as propriedades do café? É saudável?
A rotina de muitas pessoas começa todas as manhãs com uma xícara de café. De acordo com um estudo realizado pela Harvard University School of Public Health, Estados Unidos, beber até quatro xícaras de café por dia tem efeitos antidepressivos e também pode reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo II ou morrer prematuramente.
Seus benefícios para o corpo estão diretamente relacionados às suas propriedades, entre as quais o seguinte pode ser mencionado:
- Fonte de antioxidantes. O café contém antioxidantes, como ácidos hidrocinâmicos e polifenóis, que podem combater condições de saúde, como problemas hepáticos ou neurológicos, além de proteger o corpo do estresse oxidativo.
- Melhora as funções cerebrais e cognitivas. A cafeína estimula o sistema nervoso central. Quando atinge o cérebro e age com a adenosina, pode melhorar aspectos como função mental geral, humor, memória e aprendizado, maior concentração e atenção.
- É saudável para o coração. Sua composição antioxidante ajuda a controlar a pressão arterial e minimiza a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas.
- É um bom diurético. Ao estimular a urina, permite eliminar bactérias e toxinas do corpo.
Quais são os benefícios do café?
Aqui estão alguns dos benefícios de comer café moderadamente:
- Previne doenças hepáticas. Um estudo do Kaiser Permanente Medical Care Program na Califórnia, Estados Unidos, concluiu que o consumo regular de café está ligado a um menor risco de colangite esclerosante primária, uma doença autoimune dos ductos biliares no fígado.
- Ajuda a queimar gordura. A cafeína é um acelerador natural do metabolismo. Isso é possível graças ao aumento dos níveis de adrenalina no corpo, liberando ácidos graxos diretamente do tecido adiposo.
- Reduz as chances de desenvolver diabetes tipo II. Uma pesquisa realizada por uma equipe da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos, revelou que beber café aumenta os níveis plasmáticos de globulina de ligação a hormônios sexuais que controla a atividade dos hormônios sexuais do corpo e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do diabetes tipo II.
- Ele tem a capacidade de nos manter ativos e acordados. Seu caráter estimulante devido à cafeína, ajuda a concentração e melhora a agilidade mental, e é por isso que muitos afirmam que tomar uma xícara de café pela manhã é a melhor maneira de começar o dia.
Vantagens e desvantagens do café
Esta bebida realmente oferece muitas propriedades benéficas para a saúde. A cafeína é conhecida por acelerar o metabolismo, ajudando a perder parte da gordura corporal acumulada. Por outro lado, seu ácido clorogênico reduz a absorção de glicose.
O café também é um aliado da saúde do fígado. E como contém nutrientes, como vitaminas B1, B2 e B3 e minerais como cálcio, potássio, sódio, ferro e fósforo, é de grande benefício para a saúde.
É claro que, como em tudo, deve ser consumido com moderação, porque se exceder sua ingestão, haverá consequências negativas para o corpo. Portanto, abaixo veremos suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do café
- É um poderoso antioxidante.
- Reduz o risco de problemas no fígado.
- É um bom diurético.
- Ativa o sistema nervoso.
- Promove a saúde das artérias.
- É eficaz na prevenção da doença de Parkinson.
- Aumenta o desempenho físico.
- Ajuda ter uma boa memória.
Desvantagens do café
- Não é recomendado para mulheres grávidas, bebês e crianças.
- Como tem um efeito diurético, se excedermos o café, o corpo pode sofrer de desidratação.
- A cafeína pode gerar uma forte dependência.
Efeitos colaterais de beber café
Voltaire disse uma vez: “A moderação é o tesouro dos prudentes”. Isso é muito verdade, já que a moderação nos permite conhecer e evitar todos os hábitos que podem nos prejudicar a médio e longo prazo, muitos dos quais nos levam a um círculo vicioso de dependência, e isso é muito aplicável ao café.
Embora seu sabor e aroma sejam quase irresistíveis, os efeitos colaterais que sua ingestão imoderada pode produzir devem ser considerados com grande responsabilidade. Estes incluem o seguinte:
- Problemas digestivos. Em excesso, pode causar náuseas, vômitos, azia, diarreia ou constipação. Se uma pessoa sofre de gastrite ou tem uma úlcera de estômago e bebe café, isso pode acentuar a dor e agravar o problema.
- Problemas nervosos. O abuso no consumo de café pode levar à liberação de altos níveis de hormônios do estresse no corpo, o que pode levar a estados nervosos, ansiedade ou causar distúrbios do sono.
- Pode aumentar o colesterol. Embora não forneça colesterol, seus componentes aumentam esse valor.
Gostou de saber mais sobre o café? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2022, admin. All rights reserved.