Quais as contribuições da tecnologia para a saúde?

O avanço da tecnologia beneficia todos os setores, e o campo da saúde e da medicina é um dos mais favorecidos. Esses avanços, além disso, estão progredindo exponencialmente nos últimos anos, então cuidar das pessoas está ficando cada vez melhor. Mas quais as contribuições da tecnologia para a saúde?

Para ajudar você a entender mais sobre quais as contribuições da tecnologia para a saúde, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais as contribuições da tecnologia para a saúde?

O futuro da medicina não pode ser compreendido sem todas as contribuições da tecnologia na saúde. Seus avanços às vezes estão superando as expectativas, e o que até recentemente parecia ficção científica hoje podemos dizer que é uma realidade. 

Se você estiver interessado neste tópico, continue lendo para ver como os avanços na tecnologia estão trazendo grandes benefícios para o campo da saúde.

Nanotecnologia

O mundo em miniatura traz infinitas vantagens. Vemos isso em computadores, cada vez menores, em drivers, em chips… Ser capaz de criar uma tecnologia minúscula envolve grandes desafios, mas também grandes recompensas. 

Imagine pequenos robôs que podem interagir com as próprias células. As aplicações são infinitas, desde o fornecimento de medicamentos até diagnósticos mais eficientes ou até mesmo terapias genéticas.

No caso de doenças como o câncer, o tratamento poderia ser aplicado apenas a células danificadas e, mesmo em transplantes, poderíamos detectar qualquer rejeição desde o início através de sensores.

Sistema de ultrassom portátil

Ser capaz de ter um sistema de ultrassom portátil torna possível obter informações em tempo real com ferramentas comuns, como um telefone celular ou tablet. 

Isso torna o diagnóstico muito mais cedo e abre o intervalo para aplicações com as quais compartilhar opiniões com outros especialistas na área.

Impressão 3D

Um dos avanços tecnológicos mais importantes que está ocorrendo é a impressão tridimensional. Essa tecnologia, aplicada à medicina, permite que você crie modelos muito realistas com os quais você pode realizar testes mais tarde em operações muito complexas. 

E não só isso, já que a impressão de órgãos e tecidos (bioimpressão) está avançando aos trancos e barrancos. O que ele fará em um futuro muito próximo é contribuir enormemente para os transplantes, com todas as vantagens que isso implica.

Big data e inteligência artificial

A análise de dados em larga escala (Big Data), juntamente com o aprendizado de máquina, torna a inteligência artificial ganhando capacidades ano após ano e se tornando cada vez mais vantajosa no campo da saúde. 

Tudo o que acabamos de explicar pode ser difícil para você assimilar, mas através destes exemplos você poderá ver todos os benefícios que a inteligência artificial e o gerenciamento de Big Data podem trazer:

  • Para medicina preventiva. Monitore epidemias e situações de saúde de emergência, estudo das probabilidades de doenças, campanhas de saúde específicas para um setor da população ou trabalho…
  • Para medicina participativa. Será possível projetar novos tratamentos, um tratamento mais personalizado do paciente, melhores resultados clínicos nos testes, reduzir muito os erros médicos…
  • Para segmentar melhor os pacientes. Isso permitirá segmentar de acordo com níveis de risco ou características sociossanitárias semelhantes, escolher estratégias mais eficazes para ensaios clínicos, obter padrões em pacientes e profissionais, determinar os efeitos colaterais dos medicamentos…

Como você pode ver, os benefícios para a saúde do Big Data são muitos, quase infinitos, e isso é demonstrado pelo fato de ser uma tecnologia capaz de prever, prevenir, envolver, personalizar e segmentar. E tudo isso ao mesmo tempo e em tempo real.

Realidade aumentada

Ser capaz de adicionar elementos artificiais à realidade de forma voluntária é um progresso incrível. Por meio dessa tecnologia aplicada à medicina, as simulações anatômicas podem ser realizadas interativamente em um ambiente com elementos físicos reais. 

Esse fato faz com que os médicos obtenham informações adicionais em tempo real, seja durante uma operação ou durante as aulas de anatomia, para dar apenas dois exemplos. 

Embora ainda haja muito a ser desenvolvido, a realidade aumentada já é uma realidade, e somente o futuro nos dirá até onde ela pode ir para nos ajudar.

Benefícios da tecnologia na saúde

Tecnologia e saúde têm crescido e avançado juntas para tornar nossas vidas cada vez mais fáceis. Mas você sabe como a tecnologia nos ajuda a melhorar a medicina?

Para a investigação

Sem dúvida, os últimos avanços na medicina foram muito afetados pela introdução da tecnologia no campo da pesquisa. Hoje em dia, a tecnologia permite a investigação de curas, vacinas e estudos que nos permitem avançar para proteger e prevenir os danos que podemos sofrer.

Para os equipamentos

Pense na última vez que você esteve em um hospital ou no médico. O que você viu? Um computador onde o médico acessa sua história, uma máquina com a qual eles podem testá-lo para ver se algo acontece com seus ossos, um dispositivo tecnológico com o qual eles podem medir sua temperatura corporal ou até mesmo uma máquina que permite o movimento de uma pessoa em reabilitação. 

Todos esses dispositivos médicos tecnológicos nos permitem ter os testes, diagnósticos e tratamentos de que precisamos para levar uma vida saudável.

Para o corpo

E, finalmente, nosso corpo. Graças à tecnologia, podemos não apenas operar, mas também transportar órgãos de um lugar para outro no mundo, medir a pressão arterial, medir a frequência cardíaca e até mesmo fornecer oxigênio a um paciente que não pode tomá-lo sozinho.

Gostou de saber mais sobre quais as contribuições da tecnologia para a saúde? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2022, admin. All rights reserved.