Quando iniciamos um processo de perda de peso, a seguinte pergunta nos vem à cabeça: o que emagrece primeiro no corpo? De fato, essa é uma dúvida muito comum e muito interessante.
Para ajudar você a entender mais sobre o que emagrece primeiro no corpo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como funciona o processo de emagrecimento?
Tudo começa com células indiferenciadas, aquelas que são capazes de fazer tudo: osso, pele, músculo e até tecido adiposo (em outras palavras, “gordura”). A qualquer momento, essas células podem se especializar.
Por exemplo, elas podem ser convertidas em adipócitos, células capazes de armazenar gorduras (na forma de triglicerídeos), para fornecer energia ao corpo quando necessário.
O processo é natural, mas é amplificado por alguns fatores hormonais, como ingestão de cortisona ou alimentos, como consumo excessivo de ômega-6 em comparação com o ômega-3.
Uma dieta ruim, portanto, pode levar a um excesso de adipócitos, mesmo que essas células nunca possam ser desdiferenciadas: quando elas morrem, são automaticamente substituídas por outras. O reverso é impossível!
O processo não pára por aí. Uma vez que os adipócitos são formados, eles podem proliferar. Mais uma vez, fatores nutricionais ou hormonais entrarão em jogo: o consumo excessivo de carboidratos na dieta incentivará essa multiplicação e aumentará o número de células adiposas no corpo.
Eles podem inflar até 100 vezes!
Para engordar, ainda é necessário que essas células de gordura armazenem gordura! Esta é a última etapa do processo: quando a ingestão calórica excede o gasto de energia, a gordura é armazenada nessas células que incham como balões.
Cada célula de gordura pode aumentar em volume até 100 vezes! Felizmente, esse aumento não é irreversível, mas as células ainda tendem a retomar seu tamanho anterior em caso de emagrecimento.
Este é um dos mecanismos que podem explicar a recuperação de peso após uma dieta!
Por que estamos perdendo peso ou engordando?
O tecido adiposo é considerado pelo organismo como uma reserva. Antes da era moderna, o homem tinha que resistir à fome para sobreviver e, em seguida, extraía a energia desse tecido precioso em caso de escassez.
Portanto, quando o nível de gordura diminui (seja qual for o nível inicial), as células de gordura emitem mensagens ao cérebro para pedir que ele faça tudo para recuperar a gordura perdida.
O cérebro responde: diminui o gasto de energia e causa um aumento na sensação de fome. Esse fenômeno torna possível parar de perder peso depois de um certo tempo: sempre se come da mesma maneira, mas, como as despesas de energia caem, o peso se estabiliza.
Quando a ingestão de energia aumenta repentinamente (por exemplo, após parar de fumar ou seguir um distúrbio psicológico que leva a comer mais), o peso segue o mesmo caminho. Mas, muito rapidamente, o corpo se adapta.
O aumento de peso leva a um aumento da massa celular ativa e, portanto, da mesma maneira, o gasto energético básico (o mínimo para a organização continuar funcionando).
As despesas e as contribuições são novamente equilibradas, o que significa a interrupção do ganho de peso. É por isso que sempre ganhamos peso aos poucos. Um novo aumento na ingestão de alimentos ou uma diminuição da atividade física leva ao ganho de peso novamente.
Atividade física: a grande dieta esquecida
As pessoas geralmente negligenciam a importância da atividade física no fenômeno de ganhar ou perder peso. Quem faz isso regularmente pode comer mais sem engordar, mas no dia em que interromper essa atividade (por várias razões), ajustará imperativamente a ingestão de energia, caso contrário, o peso aumentará!
Por outro lado, aqueles que desejam perder peso geralmente esquecem sua importância. Perder peso, em qualquer que seja a dieta, o corpo perde gordura, mas também músculos!
No entanto, é o músculo (também chamado de massa magra) que requer mais energia: perda de músculo, o gasto de energia diminui e a perda de peso para.
Nós sempre paramos de perder peso! Quando o equilíbrio é alcançado novamente (ou seja, uma estabilização do peso), é necessário considerar a possibilidade de fazer o músculo, graças à atividade física, reiniciar a “máquina para perder peso”.
Infelizmente, muitos optam por reduzir ainda mais a ingestão alimentar, o que é rapidamente insustentável! A recuperação do peso é então inevitável …
A sequência de dietas corrói a massa muscular
Essa recuperação de peso leva a pessoa a tentar novamente uma dieta. Acontece frequentemente que conecta dietas e recuperação de peso intermediário, a ponto de a massa magra (o músculo) perdida, nunca se reconstruir.
As ocasiões de peso costumam ser apenas para o benefício do tecido adiposo. Como resultado, não apenas as pessoas ainda são tão grandes quanto antes, mas seu gasto de energia diminuiu (com massa magra): elas não podem comer tanto quanto antes, caso contrário, crescerão irreparavelmente! Além disso, com a idade, é cada vez mais difícil criar músculos.
Mas o que emagrece primeiro no corpo?
Agora que você já entendeu mais sobre o processo de perda de peso, podemos voltar a pergunta chave do nosso artigo: o que emagrece primeiro no corpo?
A verdade, é que não existe uma parte especifica do corpo em que você inicia o emagrecimento. Quando entramos em uma dieta, e assim, começamos a perder peso, perdemos gordura no corpo todo.
Por isso, muitas vezes você não identifica uma mudança grande nos primeiros quilos. De fato, perderá um pouco de cada lugar.
Gostou de saber mais sobre o que emagrece primeiro no corpo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2021 – 2022, admin. All rights reserved.