Quanto você sabe sobre a maca peruana? Você ficará surpreso ao saber seus benefícios, tanto que vai querer incorporá-la ao seu armário de remédios em casa. Sim, esta planta tem sido usada tanto na gastronomia quanto no campo medicinal.
A verdade é que esta planta da mesma família de brócolis, couve-flor e repolho, que cresce nas alturas da Cordilheira peruana dos Andes, tem sido tradicionalmente usada como culinária e medicinal.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a maca peruana, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é a maca peruana?
Sua raiz, que pode ser de cores diferentes, é seca e consumida em pó, particularmente aquelas com raízes amarelas, vermelhas e pretas, embora também seja usada na forma de cápsulas e extrato líquido.
Além de ser usada na cozinha, são atribuídas propriedades medicinais para o tratamento de muitas doenças.
Foi determinado que 100 gramas de pó de raiz de maca fornecem:
- Carboidratos: 60 gramas
- Fibras: 8 gramas
- Lipídios: 1 grama
- Proteína: 10 gramas
- Ferro: 14,7 miligramas
- Cobre: 5,9 miligramas
- Cálcio: 250 miligramas
- Potássio: 2050 miligramas
- Vitamina B3: 43 miligramas
- Zinco: 3,8 miligramas
Para que serve a maca? Propriedades e benefícios para a saúde
Esta planta é adaptogênica. Os adogênios são as rainhas das ervas medicinais para restaurar a saúde, vitalidade, imunidade, resistência e longevidade.
Portanto, ela tem a capacidade de identificar o que seu corpo requer e fornecê-lo, o que é melhor compreendido ao analisar suas propriedades:
- O pó de raiz de maca é muito nutritivo, uma fonte de vitaminas e minerais essenciais para a saúde.
- A raiz também é rica em fibras, carboidratos e proteínas.
- Tem o potencial de melhorar a fertilidade em homens e mulheres.
- Seus compostos flavonoides ajudam na saúde mental.
- Funciona como um suplemento alimentar que aumenta a energia.
- Tem a capacidade de reduzir a próstata.
- Graças às suas propriedades, reduz os sintomas da menopausa.
Benefícios para a saúde da Maca
É incrível todas as aplicações médicas que podem ser dadas à maca. Portanto, os produtos que o incorporam como componente são altamente exigidos, uma vez que é reconhecido que traz amplos benefícios para o corpo. Agora vamos revisar alguns deles.
Aumenta o desejo sexual em homens e mulheres
Depois de vários estudos, ficou provado que os suplementos alimentares contendo maca aumentam o desejo sexual – após pelo menos seis semanas de consumo – em homens e mulheres.
Seu efeito na melhoria das disfunções sexuais ainda está sendo analisado. No entanto, no que diz respeito à fertilidade masculina, incentiva um aumento no volume, quantidade e mobilidade de seus espermatozoides, tanto homens inférteis quanto saudáveis.
Alivia os sintomas da menopausa
A diminuição gradual do estrogênio em mulheres que estão em processo de menopausa gera sinais muito irritantes, como ondas de calor, secura vaginal, mudanças de humor e insônia. Foi demonstrado que a maca mitiga esses efeitos.
Por outro lado, neste período difícil da vida de uma mulher, elas são mais propensas a sofrer de menopausa. Bem, pesquisas científicas propuseram que a maca vermelha tem propriedades que ajudam a proteger a saúde óssea.
Melhora o humor
A maca com raízes negras favorece a memória e o aprendizado, ao mesmo tempo em que diminui os estados de ansiedade.
Tendo em vista os compostos vegetais chamados flavonoides, especialmente a maca amarela, ela tem o potencial de dar uma maior sensação de bem-estar e combater o estresse, a fadiga e a depressão.
Otimiza o desempenho esportivo
Embora não haja evidências científicas claras, argumenta-se que, devido às suas características, o chamado ginseng peruano é uma energia poderosa, que aumenta a massa muscular e melhora o desempenho atlético. Por essas razões, é muito procurado pelos atletas.
Melhora o aprendizado e a memória
A maca preta pode aumentar a função cerebral. Em terras peruanas, geralmente é usado para melhorar o desempenho das crianças na escola.
Reduz o tamanho da próstata
Homens mais velhos podem ter um aumento da próstata, resultando em problemas para urinar. Para essas circunstâncias, o ginseng peruano atua como um anti-inflamatório.
Por outro lado, foi dito que, graças à grande quantidade de glicosinolatos que possui, a maca reduz o risco de câncer de próstata.
Como usar a maca peruana e quando tomá-la?
É fácil incorporar maca na dieta, seja em apresentações como cápsulas, comprimidos, pó ou extrato líquido.
Quanto aos seus usos na cozinha, ela pode ser usada em sopas, líquidos como leite, café ou smoothies, também pode ser comida com cereais ou barras energéticas. Além disso, é usado das seguintes maneiras:
- Cápsulas. É aconselhável levá-las junto com café da manhã ou almoço, nunca no jantar. As instruções do folheto informativo e do médico devem ser seguidas, no entanto, da dose diária sugerida para obter seus benefícios como energizador e antioxidante.
- Comprimidos. Deve ser tomado de acordo com as instruções médicas, em doses semelhantes às recomendadas para cápsulas.
- Pó. É aconselhável comer entre dois e seis gramas por dia. O pó de maca pode ser diluído em água adicionando açúcar, para que possa ser anexado ao café da manhã para promover a fertilidade e aumentar a energia.
- Extrato líquido. Isso é obtido como resultado de um processo químico, fervendo a maca em água, álcool ou outra solução química, a fim de concentrar seus ingredientes ativos, que são de grande ajuda para o sistema imunológico.
Gostou de saber mais sobre a maca peruana? Então não deixe de acompanhar os demais artigos o blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2022, admin. All rights reserved.