O abacate é destacado dos outros alimentos por causa do seu sabor único. Além disso, ele é rico em gorduras saudáveis, ao contrário da maioria das frutas que contêm principalmente carboidratos.
Na verdade, o abacate tem propriedades extraordinárias, graças ao seu conteúdo de antioxidantes, oligoelementos e vitaminas.
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios que o abacate pode trazer para o seu corpo, eu preparei o artigo de hoje com alguns deles. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Benefícios do abacate para o corpo
Esta fruta tem benefícios reais para a saúde, graças aos seus muitos e variados nutrientes. Aqui está um pequeno lembrete dos valores nutricionais do abacate. Contém:
- 73,23% de água
- 2% de proteína
- 14,66% de lipídios
- 8,53% de carboidratos
O valor energético do abacate é de 160 quilocalorias por 100 gramas. Para o mesmo peso, um abacatecontém 6,7 g de fibra e os seguintes oligoelementos: potássio, magnésio, fósforo, cálcio, sódio, zinco, ferro e cobre.
Você também deve saber que o abacate é rico em vitaminas. O abacate é composto pelas seguintes vitaminas: Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina B9, Vitamina B12, Vitamina E e Vitamina K. Além de seus micronutrientes, esta fruta também possui bons ácidos graxos, incluindo ômega-9.
1. Bom para o coração
Como você leu acima, o abacate é rico em gordura. Essas gorduras boas são na verdade ácidos graxos insaturados chamados ácidos graxos monoinsaturados.
Você conhece esse ácido graxo com o nome de ômega 9. Este último também é particularmente conhecido por sua grande presença no azeite, usado principalmente na dieta mediterrânea ou cretense.
Sabe-se que os ômega-9 desempenham um papel na redução do colesterol LDL ruim. Essa virtude operaria inicialmente causando um aumento no bom colesterol HDL.
Esse bom colesterol, como é comumente conhecido, é um dos responsáveis pela eliminação dos triglicerídeos. Observe que os triglicerídeos são uma das causas de rigidez dos vasos sanguíneos. Ao consumir muito colesterol bom, aumentamos nossas chances de eliminar mais facilmente os triglicerídeos responsáveis pela placa ateromatosa.
Além da ação do ômega-9, você também pode confiar nas fibras do abacate. Contém fibras solúveis e insolúveis que também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo a absorção de ácidos biliares.
Como isso funciona? As fibras se misturam com os ácidos biliares e retêm os lipídios a serem expelidos para o intestino grosso: há uma redução na absorção de ácidos biliares no intestino delgado. Em outras palavras, esses ácidos não seriam difundidos no sangue e se depositariam nas paredes das veias e artérias.
2. Age contra o colesterol ruim
Geralmente, quando falamos de colesterol, estamos nos referindo ao colesterol ruim ou LDL. Esse colesterol ruim é a causa do espessamento do sangue e / ou formação de coágulos sanguíneos ou obstrução dos vasos sanguíneos.
Essa obstrução causa uma diminuição no fluxo sanguíneo devido ao estreitamento do lúmen dos vasos sanguíneos. Não entre em pânico! Ao consumir abacate, absorvemos os ácidos graxos poli-insaturados, responsáveis pela redução do colesterol LDL.
Um estudo mostrou até que comer abacate todos os dias por 21 dias reduziria a taxa de colesterol ruim sem reduzir o bom.
Os pesquisadores também descobriram a presença de fito esteróis, mais de 80 mg por porção de 100 gramas. Após os ensaios clínicos, esses componentes podem reduzir o colesterol no sangue em 10%, desde que consumam 2 gramas por dia.
3. Age contra o câncer
Muitas frutas e verduras são conhecidas por sua riqueza em antioxidantes. O abacate não escapa a essa regra e seria um dos frutos que mais contém. Ao tomá-los um por um, podemos listar seus benefícios para a saúde, especialmente na luta contra o câncer.
De fato, esses antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis pelo câncer. E cada elemento tem sua própria particularidade.
O abacate conteria um dos antioxidantes mais eficazes disponíveis em nossa dieta, as proantocianidinas.
Segundo estudos, esse antioxidante atuaria em muitos pontos, como regeneração de tecidos, circulação sanguínea e, principalmente, como ator contra o estresse oxidativo que prejudica nossas células a ponto de ser responsável por muitos tipos de câncer.
De acordo com um estudo em humanos, o abacate também permite uma melhor absorção de dois antioxidantes naturais, caroteno e licopeno.
4. É rico em potássio
Mesmo que o abacate seja uma fruta “gorda”, promove a digestão graças ao seu teor de potássio. O potássio estimula a produção de ácido clorídrico necessário para uma boa digestão.
Também faz parte da manutenção do equilíbrio do pH sanguíneo e promove a transmissão de impulsos nervosos, sem mencionar sua participação na contração muscular (mesmo a do coração).
5. Rico em vitaminas
- Complexo de vitamina b
Inclui todas as vitaminas B. Juntas, elas participam da síntese de glóbulos vermelhos, hormônios esteroides e neurotransmissores. A vitamina B1 contribui para o crescimento e transmissão de impulsos nervosos.
A vitamina B2 contribui para a reparação dos tecidos. A vitamina B3 participa na formação de DNA. A vitamina B5 transforma aquilo que comemos em energia.
A vitamina B6, além de síntese de proteínas, promove sistema imunológico saudável. E a vitamina B9 desempenha um papel na produção de novas células.
- Vitamina k
O abacate é rico em vitamina K. Essa vitamina é essencial em muitas funções fisiológicas, como coagulação sanguínea e formação óssea.
- Vitamina c
Com 7,5 gramas de vitamina C por 100 gramas, o abacate ajuda a atender às suas necessidades de vitamina C. Você sabe, em particular, o papel positivo da vitamina C no seu sistema imunológico.
- Vitamina e
Entre os antioxidantes mais poderosos, não podemos esquecer a vitamina E. O abacate apresenta 2,3 gramas desta vitamina por 100 gramas.
- Manganês
O abacate é uma fonte importante de manganês. Este último é um cofator de várias enzimas, facilitando muitas funções do seu metabolismo. Também desempenha um papel antioxidante contra a ação degenerativa dos radicais livres.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do abacate? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2022, admin. All rights reserved.