Reeducação alimentar: como você pode iniciar a sua?

Começar o que é mais comumente chamado de dieta pode ser difícil, mas não é impossível! A reeducação alimentar é um processo importante para aqueles que querem emagrecer com saúde.

Para ajudar você a entender mais sobre como iniciar a sua reeducação alimentar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Mas o que seria a reeducação alimentar?

Como o próprio nome sugere, é uma questão de reequilibrar a dieta e integrar novos hábitos alimentares para alcançar uma alimentação equilibrada diariamente. 

Não há nenhuma questão aqui de começar uma dieta clássica com alimentos para banir completamente das suas refeições, a questão é comer tudo em boa quantidade quando seu corpo precisa.

Ao tomar bons hábitos alimentares sem privá-lo dos alimentos. normalmente proibidos durante uma dieta, sua perda de peso ocorrerá naturalmente até que você atinja seu peso ideal. 

O ponto forte da reeducação alimentar é que, comendo melhor e na hora certa do dia, você evita o efeito sanfona, ou seja, recuperar o peso que perdeu em pouco tempo depois. Por esse motivo, a reeducação alimentar funciona em tantas pessoas. É a melhor maneira de comer saudável, perder peso e se sentir bem em seu corpo! 

No entanto, se você quer perder peso e refinar sua silhueta a longo prazo, você precisa conhecer o princípio de 20/80. Globalmente, os resultados visíveis na sua perda de peso serão de 80% devido aos seus novos hábitos e ao seu reequilíbrio alimentar. 

Os restantes 20% serão o resultado de atividade física regular. Mas não se preocupe, você não tem que correr uma maratona toda semana! Andar ou correr diariamente quando você estiver motivada é a chave para o sucesso. 

Pequenas dicas adicionais: não hesite em escolher as escadas em vez do elevador, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença na perda de peso!

Onde começar a reeducação alimentar?

Para começar, você precisa se familiarizar com os alimentos para promover, os alimentos que são tolerados e aqueles que devem ser consumidos ocasionalmente. Com a reeducação alimentar: você come tudo, mas em boa quantidade e na melhor hora do seu dia.

  • Alimentos para promover:

A otimização da água, frutas, legumes, cereais integrais (arroz, trigo, quinoa…) e todos os alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovos, legumes, sementes, etc.), massas integrais, muçarela light (65g), queijo fresco (35g) …

  • Alimentos tolerados, para comer em pequenas porções:

Iogurtes com natas, peixe oleoso ou fumado, manteiga semidesnatada, pão branco, suco de laranja, queijo cottage, presunto cozido e cru, chocolate ao leite…

  • Alimentos para comer ocasionalmente:

Biscoitos ricos em cereais, batatas fritas, batata gratinado, queijo, carnes gordas, salsicha, salame, salmão defumado, manteiga, chocolate branco, bolos de creme, refrigerantes…

Também é importante notar que a reeducação alimentar não significa banir gordura e especialmente gorduras não boas! Para uma dieta equilibrada e para cozinhar seus bons pratos, há gorduras para promover: azeite, girassol, coco, colza, entre vários outros. 

A coisa mais importante para reequilibrar sua dieta diária é variar seus menus e refeições para fornecer todos os nutrientes e energia que seu corpo precisa. 

É também graças a essa diversificação que você não está frustrado durante um reequilíbrio da dieta: você não come a mesma coisa de um dia para o outro, mas você come melhor!

Nossas dicas para iniciar e alcançar a reeducação alimentar bem-sucedida

A primeira é não pular o café da manhã, a refeição mais importante do seu dia: ele permite que você aguente até o almoço sem estar com fome e sem querer mordiscar. 

Outra pequena dica para uma reeducação alimentar sucesso: comer em pratos menores do que o habitual para enganar o seu cérebro e evitar excessos. 

Esta é uma dica simples para aplicar diariamente, que reduz gradualmente as suas porções, sem perceber e ainda trazer ao seu corpo todos os nutrientes necessários, sem excesso e sem armazenar o excedente em algumas partes do corpo.

É sempre importante relembrar sobre o uso consciente da ingestão de água! Pelo menos 1.5L por dia. Hidratar regularmente durante todo o dia ajuda a manter as funções vitais do corpo, mas também é um aliado importante para o emagrecimento. 

Na verdade, a água é um supressor natural do apetite, embora este não é o seu primeiro papel: se você tem um pequeno desejo de lanche, beba um copo de água e você vai achar que o seu desejo simplesmente passou. 

Além disso, você deve ouvir o seu corpo em uma reeducação alimentar: distinguir, por exemplo, comer (gula) e da fome: pergunte a si mesmo se você iria comer um alimento que você não gosta. Se você come, então você está com fome, se você não come, é ganância e você só quer comer!

A última dica dessa lista é obter ajuda de um nutricionista para fazer uma avaliação em todo o se corpo. Isso permite que você calcule seu IMC e discuta com um profissional como adotar medidas de nutrição e bons hábitos a serem adotados para atingir seu peso ideal. 

Ao iniciar um programa de reeducação alimentar, um nutricionista certificado ajuda você e dá conselhos para perder peso permanentemente sem efeito sanfona. O programa de reeducação alimentar é totalmente adaptado ao seu tipo de corpo e ao seu objetivo de perda de peso.

Gostou de saber mais sobre a reeducação alimentar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2022, admin. All rights reserved.