Um dos alimentos mais versáteis devido às suas propriedades nutricionais é a abobrinha.
De fato, os vegetais são excelentes aliados na gastronomia, então eles não podem faltar na sua cozinha.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a abobrinha, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Propriedades da abobrinha
A abobrinha é um presente precioso da natureza e um grande aliado para a perda de peso. Sua contribuição de água e fibra dá uma sensação de saciedade e reduz o apetite, o que reduz a silhueta. Entre suas principais propriedades estão:
- Tem vitaminas A, E, B e C. A ingestão de vitamina C é usada quando a abobrinha é consumida crua ou levemente cozida no vapor. A abobrinha fornece energia graças ao seu conteúdo de vitaminas B6.
- Ótima fonte de antioxidantes. Sua contribuição em vitamina A e C reduz o dano oxidativo e os radicais livres.
- É diurético. Aumenta a produção de urina.
- 95% da abobrinha é água
- Tem menos calorias do que a abóbora.
- Tem pectina, celulose, ômega 3, carotenoides.
Benefícios para a saúde da abobrinha
É um vegetal muito fácil de dar aos pequenos, porque seu sabor e textura permitem que os pequenos provem aproveitando todas as suas propriedades.
Por outro lado, é um dos vegetais que não ganha peso. No entanto, seus benefícios não se limitam ao controle de peso, aqui estão os principais benefícios.
Usado para uma dieta de perda de peso
A abobrinha tem um ótimo suprimento de água, mas com um alto nível de vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo, tem fibra, o que dá saciedade e reduz o apetite.
Suas poucas calorias o tornam um dos vegetais que você não pode perder na sua mesa se quiser perder peso.
Reduz o colesterol
Este vegetal tem propriedades antioxidantes, também é rico em rotina (família de flavonoides). Isso protege você contra o colesterol ruim, pois reduz seus níveis e neutraliza o risco de aterosclerose.
Cuida da saúde óssea
Possui nutrientes que favorecem a formação e o fortalecimento dos ossos, incluindo ferro, cálcio, fósforo e magnésio. Também possui uma baixa quantidade de minerais, tais como: zinco, sódio, manganês, selênio e cobre.
Controla a pressão arterial
Este vegetal delicioso e versátil controla os níveis de pressão arterial. Dessa forma, aqueles que sofrem de hipertensão podem se sentir seguros ao consumi-la. Tem minerais que regulam a pressão arterial.
Este vegetal fornece uma dose de potássio e magnésio, o que permite uma melhor distribuição de fluidos corporais e também regula a pressão arterial, reduzindo a incidência de infarto agudo do miocárdio. Seu consumo é recomendado para pacientes hipertensos.
Favorece a flora intestinal
A abobrinha tem uma boa contribuição de fibras, o que promove a saúde intestinal. É recomendado para pacientes com alguns problemas digestivos ou intestinais, como gastrite e constipação.
Como consumir abobrinha?
A abobrinha é a protagonista da dieta mediterrânea. Nesse sentido, não importa a maneira como é preparado, se é assado, cozido, em molho, etc. Pode ser combinado com outros vegetais, como abóbora, couve de Bruxelas, páprica, entre outros.
Existem diferentes tipos de abobrinha, entre os quais estão a mini abobrinha, ideal para salada devido à sua textura macia.
A abobrinha verde é longa e é usada na dieta mediterrânea, ideal para assar no forno. Além disso, você pode encontrar abobrinha clara, amarela, redonda e florida. O consumo de qualquer um deles dependerá de gostos ou preferências.
Contraindicações da abobrinha
Este vegetal oferece muitos benefícios e não tem efeitos colaterais.
Mesmo assim, é bom não abusar de seu consumo, lembre-se de que ele tem uma grande oferta de fibra que neutraliza a constipação, mas o consumo excessivo pode causar diarreia, especialmente em crianças.
Por outro lado, os pacientes com insuficiência renal devem consultar seu médico para descobrir se o consumo é conveniente, já que ter propriedades diuréticas pode causar desconforto.
Em conclusão, a abobrinha é um vegetal que deve ser adicionado à dieta, não só porque é deliciosa e versátil, mas também porque tem propriedades que a tornam muito benéfica para a saúde.
Receitas com abobrinha
1. Creme de abobrinha e alho-poró
Ingredientes
- 300 g de abobrinha
- 120 g de alho-poró
- 100 ml de creme de leite
- 85 g de batata
- 1 dente de alho
- 30 ml de azeite virgem extra
- 2 copos de água ou caldo de legumes
- Uma pitada de sal
- Uma pitada de pimenta preta
Preparação
- Descasque e corte o alho, lave e pique a abobrinha, o alho-poró e as batatas
- Em uma panela, adicione o azeite e, quando estiver quente, adicione o alho. Doure um pouco.
- Adicione o alho-poró e refogue por cerca de 8 minutos, tem que ser semitransparente.
- Adicione a batata e continue salteando por mais 5 minutos. Finalmente, adicione a abobrinha e cozinhe por mais 5 minutos.
- Cubra os vegetais com água ou caldo de legumes, a quantidade é um pouco indicativa, dependendo do tamanho da caçarola que você usa. Cozinhe em fogo médio por 25 minutos.
- Adicione sal e pimenta e moa com um liquidificador, até obter uma textura homogênea e sem grumos.
- Decore com algumas folhas frescas de manjericão e alguns croutons.
2. Abobrinha Rösti
Ingredientes
- Abobrinha (cerca de 500 g)
- Sal
- Azeite virgem extra
- Sementes a gosto
Preparação
- Lave e seque bem a abobrinha.
- Rale com um ralador grosso.
- Adicione uma pitada de sal e coloque em um coador, deixe descansar por 30 minutos.
- Aperte muito bem a abobrinha para extrair toda a água.
- Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira
- Adicione a abobrinha e as sementes. Refogue um pouco e comece a moldar como uma tortilla, compactando a abobrinha.
- Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 15 minutos, tenha cuidado para não a queimar.
- Vire-a e doure do outro lado.
- Sirva.
Gostou de saber mais sobre os benefícios da abobrinha? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2022, admin. All rights reserved.