Doenças causadas pela tecnologia

As doenças causadas pela tecnologia estão sendo diagnosticadas e levadas cada vez mais a sério. 

Estas são patologias que estão aumentando e que, no caso daqueles com raízes psicológicas, estão ocupando um lugar de destaque junto com outras que, como alcoolismo, dependência de drogas ou vício em jogos de azar, já foram protagonistas.

O boom tecnológico que transformou muitas facetas de nossas vidas diárias em um sentido positivo, fornecendo-nos instrumentos e aplicações que tornam nossa existência mais fácil e confortável, também está sendo uma causa e gatilho para o aparecimento de várias patologias físicas e mentais. 

São as chamadas novas doenças causadas pela tecnologia que derivam de um uso excessivo ou incorreto dos muitos gadgets que usamos ao longo do dia. 

Smartwatches, smartphones cada vez mais avançados com mais funções, tablets, computadores, óculos inteligentes… nos mantêm permanentemente conectados ocupando um espaço que, às vezes, excede a lógica e a saúde.

Atualmente, as doenças tecnológicas estão sendo diagnosticadas e levadas cada vez mais a sério devido ao seu impacto significativo nas pessoas afetadas. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as doenças causadas pela tecnologia, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Doenças causadas pela tecnologia

Problemas musculoesqueléticos

A tendinite resultante de um uso abusivo do controle do console, mouse de computador e telefone celular está cada vez mais na ordem do dia, causando problemas em nossas articulações e tendões que são agravados pelo fato de que muitas vezes são acompanhados pela adoção de posturas não naturais e forçadas. Pulso, polegar e antebraço geralmente são os mais afetados.

Lesões e desconforto relacionados à postura que adotamos diante de novos dispositivos tecnológicos e, especialmente, digitando ou manipulando o mouse, também são síndrome do túnel do carpo.

A síndrome do túnel do carpo ocorre quando o nervo que vai do antebraço para a mão é pressionado ou preso dentro do túnel do carpo no nível do pulso. 

Os tendões e ligamentos sofrem e podem causar dormência, dor, formigamento e fraqueza na mão afetada. O uso de teclados e apoios de mãos ergonômicos pode evitar isso, além de mudar a postura de vez em quando e não digitar exercendo muita força.

Perda auditiva

Olhos e mãos não são os únicos afetados pelas novas doenças tecnológicas, também nossos ouvidos, com perda auditiva prematura, como resultado de ouvir música com fones de ouvido em nossos dispositivos eletrônicos em um volume muito alto.

Excesso de peso e obesidade

As pessoas que passam tanto tempo diante de uma PC são mais propensas ao estilo de vida sedentário e, consequentemente, sofrem de sobrepeso e obesidade ou doenças no sistema circulatório.

Vício em mídia social e síndrome FOMO

Entre as patologias psicológicas estão o vício em redes sociais. Também síndrome FOMO ou medo de ser deixado de fora e ser incapaz de evoluir no ritmo que a tecnologia evolui, não ter o telefone celular mais recente no mercado, ter perdido um vídeo viral do YouTube, ignorar as tendências das comunidades virtuais, etc.

Nomofobia

É uma das patologias tecnológicas mais profundamente enraizadas em nossa sociedade devido à sua incidência muito alta e faz alusão à ansiedade que nos faz deixar nosso celular em casa, que ele fique sem bateria ou esteja prestes a fazê-lo. 

Existem diferentes graus, desde episódios controlados em que o usuário tenha apenas uma leve sensação de desconforto, até aqueles em que situações de sofrimento real são geradas.

Cybercondria

É um transtorno relacionado às pessoas que acreditam que sofrem de uma ou mais doenças sobre as quais aprenderam ou são compulsivamente informadas através da Internet.

Insônia

Muitos jovens, e também cada vez mais velhos, dormem com o celular debaixo do travesseiro e interagem com ele, não importa que horas sejam, o que interrompe o sono e gera insônia.

Transtorno dissociativo de identidade

É definido como a dificuldade em distinguir o que acontece na vida real da vida virtual. Surge quando há um uso descontrolado, repetido e obsessivo de videogames que acaba produzindo uma certa desconexão da realidade ou até mesmo imitação de situações virtuais na vida real.

WhastsAppitis, Nintendinitis, Wiitis

Refere-se às doenças tecnológicas que levam o nome da ferramenta, programa, aplicativo ou marca do dispositivo tecnológico (WhatsApp, Nintendo, Wii) que são causadas mais pelo sufixo correspondente ‘itis’, que significa inflamação. 

Seus sintomas estão associados à manipulação abusiva e contínua de controles ou telefones que acabaram causando tendinite principalmente dos polegares.

Síndrome de vibração fantasma

Tem a ver com a sensação de que o telefone está vibrando constantemente, mesmo que não esteja realmente acontecendo. 

Quase inconscientemente, tendemos a olhar para a tela do telefone dezenas de vezes ao dia, caso haja algo novo que nos escapou, nós mesmos nos provocamos a pensar que o telefone vibrou.

Em problemas psicológicos, a abordagem envolve investigar qual é a verdadeira causa por trás dessas situações, além de aliviar os sintomas que geralmente são apenas uma manifestação de que algo não está indo bem. 

Juntamente com a psicoterapia com serviços e profissionais especializados, novas abordagens também estão surgindo através da realidade virtual para acabar com certas fobias e colocar o indivíduo cara a cara com o que o aflige em um ambiente controlado e com acompanhamento médico.

Gostou de saber mais sobre as doenças causadas pela tecnologia? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2022, admin. All rights reserved.