Pensando no futuro, alguns cientistas propuseram que a acelga seja o primeiro vegetal verde a ser cultivado em estações espaciais. Por que isso? Em parte por causa das propriedades da acelga, porque esta planta mediterrânea tem um alto teor de vitaminas e minerais.
No mundo, duas variedades são cultivadas principalmente: branco e verde. E quando você pensa neles, só pode imaginar uma boa salada ou um refogado. No entanto, ambas as variedades de acelga têm virtudes medicinais.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a acelga, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Informações nutricionais sobre a acelga
Algumas das propriedades nutricionais que a acelga tem a cada 100 gramas são:
- Proteínas: 1,80 gramas
- Carboidratos: 3,74 gramas
- Fibra: 1,6 gramas
- Cálcio: 51 mg
- Ferro: 1,80 mg
- Magnésio: 81 mg
- Fósforo: 46 mg
- Potássio: 379 mg
- Sódio: 213 mg
- Zinco: 0,36 mg
- Vitamina C: 30 mg
- Caroteno, beta: 3647 mcg
- Caroteno, alfa: 45 mcg
Para que serve acelga? Propriedades
Talvez eles sejam um dos vegetais menos populares entre as crianças, então você pode ter que lutar para que eles o consumam.
Deve-se admitir que sua aparência é realmente pouco motivadora, no entanto, por trás dessa aparência esconde inúmeras propriedades nutricionais, como as que mencionarei agora.
Propriedades da acelga que você precisa conhecer:
- Contém vitamina C e vitamina K.
- É uma rica fonte de fibra solúvel.
- É um antioxidante importante.
- Tem ainda mais ferro do que espinafre.
- Tem altos níveis de potássio.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Ajuda a controlar o colesterol.
Benefícios para a saúde da acelga
Entre as características mais marcantes da acelga, seu perfil nutricional pode ser observado, uma vez que as vitaminas e minerais que possui são essenciais para o bem-estar humano. Agora vou lhe contar alguns de seus benefícios.
Sua fibra dietética
A fibra dietética desempenha um papel importante em muitos sistemas do corpo. Em primeiro lugar, essa fibra é necessária para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, porque estimulam a liberação de ácidos biliares que expulsam esses lipídios para fora do corpo.
Em segundo lugar, contribui para um sistema gastrointestinal saudável. Isso é conseguido promovendo o trânsito intestinal, apoiando a síntese de ácidos graxos de cadeia curta e combatendo a constipação, reduzindo assim o risco de câncer colorretal ou câncer de estômago.
Melhora a coagulação do sangue
Outros benefícios da acelga vêm do seu teor de vitamina K. Dado que o corpo precisa dessa vitamina para ativar alguns fatores de coagulação do sangue, este vegetal verde faz uma excelente contribuição para o corpo.
Como uma xícara de acelga fornece 716% da necessidade diária de vitamina K, é essencial na prevenção de sangramento e no aparecimento de hematomas no corpo.
Fortalece seus ossos
Graças ao fato de ser rico em vitamina K, um nutriente que é usado pelo organismo para sintetizar osteomalácia, que por sua vez é essencial na formação e manutenção dos ossos, a acelga se apresenta como um aliado do sistema ósseo.
De acordo com especialistas em saúde, as pessoas que têm uma ingestão adequada de vitamina K são menos propensas a sofrer fraturas ósseas e desenvolver osteoporose. Além disso, como fonte de cálcio, contribui para aumentar a densidade mineral óssea.
Para uma boa saúde cardiovascular
Sendo um vegetal de potássio abundante, a acelga ajuda a manter sua pressão arterial equilibrada, pois estimula o relaxamento dos vasos sanguíneos.
Por outro lado, os minerais que possui, como magnésio e cálcio, constituem uma excelente contribuição para o sistema cardiovascular, estabilizando a pressão arterial e mantendo o tecido dos vasos sanguíneos em boas condições. E como contém fibra dietética, regula os níveis de colesterol LDL.
Como usar acelga?
Embora a acelga seja um prodígio natural, é melhor consultar seu médico sobre seus usos medicinais e, especialmente, se você estiver em tratamento com anticoagulantes, devido ao seu componente de vitamina K.
Em estabelecimentos farmacêuticos, você pode obter acelga em apresentações de cápsulas, também é geralmente usada em sucos. Brevemente, explicarei seus usos.
- Sucos. Usando as folhas de acelga, você pode obter um suco, que alguns recomendam administrar por gotas no nariz para aliviar a secura nas narinas e dores de cabeça.
- Cápsulas. Elas geralmente estão disponíveis na farmácia na forma de suplementos alimentares.
Vantagens e desvantagens da acelga
Seus minerais e vitaminas fazem da acelga um vegetal importante para manter a pele saudável, ter uma boa visão e sistemas esqueléticos e imunológicos mais robustos. Agora, convido você a se lembrar de suas vantagens e desvantagens.
Vantagens de comer acelga
- Ajuda a prevenir conjuntivite e glaucoma
- Promove a digestão dos alimentos
- Ao conter ferro e ácido fólico, combate a anemia
- É útil para evitar a constipação.
- Seu consumo pode ajudá-lo a perder peso.
- Ajuda a regular os níveis de colesterol
- Melhora a circulação sanguínea
Desvantagens da acelga
A acelga é capaz de produzir muito oxalato de sódio vegetal e, como eles são um dos responsáveis pelo desenvolvimento de pedras nos rins, aqueles que sofrem com isso não devem consumi-lo.
Deve ser ingerido com muita cautela no caso de pessoas com tratamentos anticoagulantes.
Por ser rico em fibras e água, seu consumo excessivo pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia.
Suas vantagens e benefícios para a saúde superam em muito as desvantagens da acelga. Recomendo sempre consultar seu médico quando você tiver dúvidas sobre seu consumo.
Gostou de saber mais sobre a acelga? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2022, admin. All rights reserved.