Benefícios da canela para a saúde

A canela é uma das especiarias mais utilizadas no mundo. De fins puramente culinários a medicinais, todos podem encontrar sua razão para aplicá-lo em suas refeições/bebidas. Mas quais são os benefícios da canela para a saúde?

Em termos de antioxidantes, os pesquisadores descobriram que a canela ocupa o número 1 entre as especiarias e ervas mais conhecidas do mundo.

Mas isso não é tudo, já que também tem propriedades antidiabéticas e antibacterianas, entre outras.

Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da canela para a saúde, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é canela?

A canela não é nada mais nada menos do que a casca da árvore Cinnamomum verum. Seu sabor e cheiro únicos vêm da parte oleosa da árvore a partir da qual cresce. 

Os pesquisadores concluíram que os benefícios da canela para a saúde podem ser obtidos de maneiras como óleos essenciais, moído, extratos e cápsulas. 

Seus compostos oferecem antioxidantes, anti-inflamatórios, antidiabéticos e proteção contra doenças cardiovasculares, entre outras.

Informações nutricionais sobre canela

A canela é um tempero tão potente que apenas meia colher de chá de canela por dia pode oferecer grandes benefícios nos níveis de açúcar no sangue, digestão (graças à ingestão de fibras) e no sistema imunológico, entre outros. 

No entanto, doses mais fortes são recomendadas quando se busca reduzir os riscos de doenças cardíacas, diabetes, doenças neurodegenerativas e até câncer.

A canela tem uma grande variedade de nutrientes muito importantes. Entre eles, podemos destacar que é rico em fibras, manganês, cálcio, ferro e vitamina K.

Quais são os benefícios da canela para a saúde?

Grande contribuição de antioxidantes

Pesquisas identificaram mais de 41 compostos antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres e do envelhecimento (oxidação). Ela ocupa o 7o lugar na escala dos alimentos, ervas e especiarias mais antioxidantes do mundo, superando ervas como alho, tomilho, alecrim e orégano.

A contribuição de antioxidantes como polifenóis, ácido fenólico e flavonoides combatem o estresse oxidativo e ajudam na prevenção de doenças crônicas.

Eles também ajudam a limitar o acúmulo de óxido nítrico no sangue e previnem a peroxidação da gordura corporal, o que pode aumentar o risco de distúrbios cerebrais, doenças cardíacas, câncer e outras condições crônicas.

É anti-inflamatório

A inflamação está diretamente relacionada a doenças como comprometimento cognitivo, algumas cardiovasculares e câncer, entre muitas outras, e dor muscular ou menstrual. 

Os antioxidantes presentes na canela (especialmente flavonoides) reduzem e previnem a inflamação, o que ajuda a prevenir essas condições e aliviar outros sintomas relacionados à idade.

Protege o coração

A canela demonstrou reduzir alguns dos fatores de risco mais comuns em doenças cardíacas, como níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial.

Outras pesquisas também mostraram que funciona como um coágulo sanguíneo muito eficiente, o que evita o excesso de sangramento. Também melhora a circulação e ajuda no reparo de tecidos.

Controle os níveis de açúcar no sangue

A canela é bem conhecida por ser um dos melhores alimentos para diabéticos. Pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina (o que ajuda a melhorar a relação açúcar-insulina).

Também pode bloquear a atividade de enzimas que diminuem a absorção de açúcar após uma refeição com muitos carboidratos. 

Por esse motivo, foi demonstrado que pacientes com diabetes tipo 2 geralmente experimentam grandes efeitos positivos no índice glicêmico, complementando sua dieta com canela.

Ajuda para o sistema imunológico

Os óleos essenciais e nutrientes da canela fornecem propriedades antimicrobianas, antibióticas, antifúngicas e antivirais ao sistema imunológico. Por esse motivo, é usado como um remédio natural para combater infecções e vírus nocivos.

Saúde da pele

As propriedades antibióticas e antimicrobianas da canela protegem a pele de irritação, reações alérgicas, erupções cutâneas e infecções. A aplicação de óleo de canela na pele ajuda a reduzir a inflamação, inchaço, dor e vermelhidão.

Recomenda-se combinar mel com canela para aproveitar suas propriedades em aplicações para acne, rosácea e alergias de pele.

Reduz os sintomas de alergia

Graças à sua grande ajuda na redução da inflamação, a canela funciona muito bem para aliviar reações alérgicas e combater reações de histamina. É sempre bom ter uma solução natural para os inconvenientes que nos ocorrem ocasionalmente.

Adoce sem açúcar naturalmente

O sabor doce natural da canela ajuda a reduzir a quantidade de açúcar usada nas receitas, minimizando a carga glicêmica. Além disso, graças às suas propriedades antidiabéticas, é muito eficaz em retardar a absorção de açúcar.

Usar canela para adoçar café, chá, receitas assadas, iogurte ou aveia é uma excelente ajuda para reduzir o consumo de açúcar, calorias adicionais e combater candida, diabetes e falta de energia.

Funciona como um conservante natural

Este é um dos benefícios menos conhecidos, mas não menos importante. Graças às suas capacidades antibacterianas e antioxidantes, ela pode ser usada com muitos alimentos para prolongar sua preservação sem a necessidade de usar produtos químicos ou ingredientes artificiais.

Um estudo recente confirmou essa propriedade, cobriu a pectina de algumas frutas com extrato de folha de canela e verificou a existência de altas atividades antioxidantes e antibacterianas, mantendo-a fresca por mais tempo.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da canela para a saúde? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!