O gengibre é provavelmente um dos superalimentos mais populares do nosso planeta, e podemos atribuir isso tanto ao seu sabor particular quanto aos seus muitos benefícios para a saúde.
É muito versátil e fácil de usar em bebidas e preparações, e oferece benefícios para melhorar a função cerebral.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o gengibre, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
8 benefícios do gengibre para a saúde
1. Tem propriedades antioxidantes
O estresse oxidativo é um desequilíbrio entre a geração de radicais livres e os mecanismos antioxidantes do corpo, isso geralmente ocorre quando há uma lesão ou alteração prejudicial ao corpo e resulta em danos às células e tecidos. Isso tem sido associado ao envelhecimento e doenças degenerativas.
Um estudo descobriu que o extrato de gengibre tem efeitos benéficos nos déficits cognitivos relacionados ao envelhecimento e protege contra o estresse oxidativo em ratos.
Estudos são necessários em humanos para descobrir qual seria a verdadeira utilidade dessa descoberta, mas pode ser bastante promissor retardar o processo de envelhecimento.
2. Alivia náuseas
O gengibre é um poderoso antiemético, ou seja, é muito eficaz no combate a náuseas e vômitos. Foi demonstrado que o consumo de gengibre pode ajudar com náuseas relacionadas à quimioterapia, certos tipos de cirurgia e gravidez.
Embora o gengibre tenha poucos efeitos colaterais e seja considerado seguro na gravidez, seu médico deve ser consultado antes de consumir grandes quantidades de gengibre para tratar o enjoo matinal, uma vez que é contraindicado em certas situações, como em mulheres com histórico de sangramento vaginal durante a gravidez e em distúrbios de coagulação.
Este benefício é obtido com pequenas quantidades de gengibre. A dose recomendada de gengibre para prevenir náuseas é de 1 a 1,5 gramas de gengibre.
3. Facilita a perda de peso
O consumo de gengibre pode ajudar na perda de peso corporal, bem como melhorar certos marcadores antropométricos de obesidade, como a relação cintura-quadril e o índice de massa corporal (IMC).
Vários estudos mostraram a eficácia do consumo de gengibre na diminuição do peso corporal em pessoas com obesidade, bem como em outras variáveis da saúde metabólica do indivíduo.
O potencial do gengibre para ajudar na perda de peso é derivado de suas propriedades anti-inflamatórias e sua capacidade de aumentar a ingestão calórica basal.
4. Pode ajudar a reduzir os sintomas da osteoartrite
A osteoartrite é um problema muito comum, especialmente em pessoas mais velhas. Isso é caracterizado por dor e rigidez nas articulações que são geradas por uma degeneração das articulações.
Tanto o consumo tópico de gengibre quanto o de gengibre oral mostraram ser eficazes na redução dos sintomas da osteoartrite, especificamente da osteoartrite do joelho.
Um estudo mostrou que extratos altamente purificados e padronizados de gengibre têm um efeito moderado na redução da dor na osteoartrite do joelho e que é relativamente seguro, uma vez que o único efeito colateral relatado pelos participantes foi a indigestão leve.
O efeito anti-inflamatório do gengibre também pode ser benéfico para outras doenças que causam dor nas articulações, como a artrite reumatoide, no entanto, essa é uma questão que ainda não foi estudada sistematicamente.
5. Tem propriedades antibacterianas
Um dos componentes mais importantes do gengibre, o gingerol, tem a capacidade de inibir a replicação do vírus e o crescimento de certas bactérias, como Escherichia coli, staphylococcus, streptococcus e Salmonella.
As propriedades antibacterianas do gengibre se destacam contra infecções orais, como gengivite e periodontite. Enquanto o gengibre fresco é eficaz contra o vírus sincicial respiratório, que é um dos vírus mais comuns em infecções respiratórias.
6. Melhora a resistência à insulina
Entre as várias propriedades do gengibre, que foram descobertas recentemente, descobrimos que ele tem propriedades antidiabetogênicas. Em outras palavras, ajuda a prevenir o desenvolvimento de diabetes.
Foi demonstrado que comer 2 gramas de gengibre em pó por dia pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e melhorar a hemoglobina glicosilada (um marcador dos níveis de açúcar no sangue a longo prazo).
O consumo de gengibre pode não ser apenas eficaz na prevenção do diabetes, mas também no controle, uma vez estabelecido.
7. Ajuda a tratar problemas gastrointestinais
Um dos primeiros usos administrados à raiz de gengibre foi como tratamento de problemas gastrointestinais. Sabe-se agora que o gengibre pode ser de grande ajuda no tratamento da indigestão crônica.
A indigestão crônica é a dor e o desconforto recorrentes na parte superior do abdômen que ocorrem após o consumo alimentar. Acredita-se que um dos fatores que condiciona o início da indigestão seja um esvaziamento gástrico lento, e o gengibre acelera o esvaziamento gástrico.
Foi demonstrado que o gengibre acelera o esvaziamento gástrico tanto em pessoas com indigestão quanto em pessoas que não têm essa condição, por isso também pode ser útil para aliviar outros tipos de desconforto estomacal, como o que ocorre depois de comer grandes quantidades de alimentos.
8. Alivia cólicas menstruais
Na medicina tradicional, o gengibre tem sido usado para o tratamento de vários tipos de dor, como dor de cabeça, dor nas articulações e dismenorreia. O termo dismenorreia é o que é comumente conhecido como cólicas menstruais.
Foi demonstrado que o consumo de gengibre em pó pode ser tão eficaz na neutralização das cólicas menstruais quanto o ibuprofeno, se tomado durante os primeiros três dias da menstruação, e é mais eficaz do que um placebo para esse mesmo propósito.
No entanto, esses achados foram feitos em estudos com poucos participantes, portanto, mais estudos são necessários para verificar a eficácia do gengibre na redução da dismenorreia.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do gengibre? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
© 2022, admin. All rights reserved.