Alimentos ricos em fibras: 5 ótimas opções que fazem a diferença em sua dieta

Os alimentos ricos em fibras são essenciais para o bem-estar do corpo, promovem o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas, protegem contra a obesidade e o risco de diabetes. 

Graças às suas propriedades positivas, as fibras são um aliado válido da saúde do corpo e, por esse motivo, devem estar presentes em todas as dietas saudáveis ​​e equilibradas. 

É muito importante saber quais alimentos são ricos em fibras e saber como se orientar entre esses alimentos, não apenas para garantir a regularidade intestinal e, portanto, combater a constipação, mas também para normalizar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. 

As fibras, de fato, são de dois tipos: solúveis e insolúveis, o primeiro contido em legumes e frutas reduz o colesterol e diminui a absorção de carboidratos; o segundo, em vez disso, estimula a atividade intestinal.

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, eu preparei o artigo de hoje com boas opções de alimentos ricos em fibras. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Os melhores alimentos ricos em fibras 

Leguminosas

Entre os alimentos ricos em fibras, há as leguminosas, em particular o feijão e a lentilha.

De fato, 100 gramas de leguminosas pode conter entre 13 e 20 gramas de fibras. Os feijões são as leguminosas mais ricas em fibras alimentares e, ao mesmo tempo, também as menos calóricas, tornando-os perfeitos para quem segue uma dieta de emagrecimento e uma dieta de baixa caloria.

Além de ricos em proteínas, eles também são ricos em ferro, potássio e magnésio e, portanto, um alimento que deve ser consumido com mais frequência.

O feijão também é rico em proteínas e útil para reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.

Amêndoas

Ao se referir à fibra alimentar, cereais e alimentos ricos em carboidratos são automaticamente considerados, enquanto os frutos secos também são uma excelente fonte de fibras. 

Amêndoas, em particular, contêm 12 gramas de fibra a cada 100 gramas, seguida do amendoim e pistache que contêm cerca de 10 gramas e nozes com cerca de 9 gramas a cada 100 gramas.

Entre os vários tipos de amêndoas, é aconselhável consumir as doces e com casca, de acordo com algumas pesquisas, de fato, a casca é rica em fibras e antioxidantes.

Obviamente, as frutas secas são uma excelente fonte de fibras, proteínas e vitaminas na dieta e devem ser consumidas com moderação devido à sua alta ingestão calórica.

Ameixas

Se você pensa em alimentos com propriedades laxantes, as ameixas são as primeiras que vêm à mente. A razão reside no fato de que elas contêm uma alta dose de fibra, cerca de 8 gramas cada 100 gramas.

Elas também são ricas em vitamina C, vitamina K e sais minerais. Consumir ameixas secas regularmente ajuda a mobilidade intestinal e facilita as evacuações.

Para aumentar o poder laxante das ameixas secas, deixe elas na água durante a noite e consuma-as na manhã seguinte, juntamente com a água restante. 

Elas são uma excelente comida para o café da manhã, também ideal para esportistas, graças às suas propriedades purificadoras e energizantes.

Flocos de aveia

Entre os alimentos ricos em fibras, os flocos de aveia são um dos melhores para quem quer perder peso. A ingestão calórica de aveia não é muito baixa, mas é composta por carboidratos de digestão lenta que saciam e fornecem energia por um longo tempo. 

Além disso, contém uma grande quantidade de fibras solúveis que ajudam a controlar o peso corporal, também por esse motivo é um alimento recomendado em dietas para emagrecer.

Chocolate

O chocolate é erroneamente considerado o inimigo dos que estão em dieta e é frequentemente visto como um alimento rico em gordura e sem grandes propriedades nutricionais.

Em vez disso, o chocolate amargo, é extremamente rico em antioxidantes naturais, essenciais para combater o colesterol alto, a hipertensão, para proteger as artérias e prevenir doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame. 

Consumir 30 gramas por dia de chocolate amargo é bom para a saúde. Além disso, este alimento é rico em fibras e contém cerca de 8 gramas cada 100 gramas.

Framboesas

Quando se pensa em alimentos ricos em fibras, as framboesas ainda não estão entre os alimentos mencionados, isso porque em 100 gramas de framboesas são encontradas cerca de 7,40 gramas de fibra alimentar; uma quantidade impressionante.

Elas são compostas quase inteiramente de água e fibra, o que as torna perfeitas mesmo para quem está em dieta. Contêm minerais e vitaminas, em particular vitamina A e vitaminas do grupo B. 

Além de serem ricas em fibras, as framboesas também são ricas em manganês, o que estimula o metabolismo e ajuda a queimar gordura, por isso é uma fruta ideal para quem está em dieta e quer perder peso.

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em fibras? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2021, admin. All rights reserved.