Spirulina: o que é e para que serve?

Spirulina é uma alga verde/azul muito popular e comentada no mundo dos superalimentos.

É incrivelmente saudável e é conhecida por seu sabor e cheiro intensos. De smoothies verdes a barras energéticas e suplementos de todos os tipos, eles usam spirulina como ingrediente. Seus benefícios são tão profundos que seu consumo regular pode restaurar e revitalizar nossa saúde.

Até o momento, existem quase 2.000 artigos científicos que avaliam seus benefícios para a saúde. Além disso, acaba sendo um alimento escolhido devido ao seu alto perfil de nutrientes em programas que combatem a desnutrição em todo o mundo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a Spirulina, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é Spirulina?

As microalgas Spirulina podem crescer em água doce e salgada e são consumidas por humanos e animais. São duas espécies (Arthrospira platensis e Arthrospira maxima) dessas algas que geralmente são cultivadas e usadas como suplemento dietético em todo o mundo, bem como para alimentar gado e peixes.

Mas então, o que há de tão interessante sobre esse excelente superalimento?

É que, entre as toneladas de revisões que existem sobre seus benefícios, podemos destacar a melhoria do metabolismo, a estabilização do açúcar no sangue e a prevenção de doenças cardíacas.

Mas esses são apenas alguns, vamos conhecer os 10 mais proeminentes na nota de hoje.

10 benefícios da Spirulina

Desintoxica metais pesados

O envenenamento por metais pesados, especialmente o arsênico, é um problema que afeta pessoas em todo o mundo. Na verdade, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que os Estados Unidos são um dos países mais afetados pelo arsênio inorgânico de ocorrência natural em altos níveis.

Por outro lado, 3% da população de Bangladesh apresentou sinais clínicos de intoxicação por arsênio. Como “não há tratamento específico” para esse problema, eles tentaram a alternativa de combinar a Spirulina com o mineral zinco.

No final do experimento, eles descobriram uma diminuição de 47% no arsênio no corpo dos pacientes que foram experientes.

Grande poder antioxidante e anti-inflamatório

Danos oxidativos causados pelos radicais livres podem danificar nosso DNA e nossas células.

Uma possível consequência de danos graves é a inflamação crônica, que contribui para a geração de câncer e outras doenças.

A Spirulina tem um grande poder antioxidante, principalmente graças a um componente ativo chamado ficocianina, que é responsável por sua cor verde-azulada.

A ficocianina combate os radicais livres e inibe a produção de moléculas que dão origem à inflamação, ou seja, é antioxidante e anti-inflamatória.

Reduz a pressão arterial

Mais uma vez, a ficocianina ocupa o centro do palco devido aos efeitos anti-hipertensivos (redução da pressão arterial) que foram descobertos pelos cientistas. 

Pesquisas no Japão produziram resultados que relacionaram o consumo de algas verde-azuladas com a reversão da disfunção do sistema metabólico.

Ou seja, consumir Spirulina ajuda a reverter os problemas de metabolismo que podem desenvolver doenças cardíacas, diabetes e até acidentes vasculares cerebrais.

Embora 1 grama de Spirulina seja ineficaz, uma dose diária de 4,5 gramas mostrou reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis normais.

Melhora a força muscular e a resistência física

A Spirulina é um dos superalimentos mais utilizados pelos atletas, e isso se deve ao grande suprimento de nutrientes que eles oferecem em seu consumo, principalmente seus compostos químicos antioxidantes, como a ficocianina acima mencionada.

O dano oxidativo que o exercício intenso pode causar é uma das principais causas da fadiga muscular. Alimentos com grandes quantidades de antioxidantes ajudam substancialmente a minimizar esses danos.

Em dois estudos, a Spirulina melhorou a resistência física, prolongando significativamente o tempo de exercício antes da fadiga.

Reduz a probabilidade de um derrame

Um estudo publicado descobriu que o consumo regular de Spirulina reduz a superfície da aorta íntima em até 48%, o que ajuda muito na prevenção de condições como aterosclerose ou acidente vascular cerebral.

Além disso, o mesmo estudo foi testado em pacientes que estavam seguindo uma dieta rica em colesterol, o que também mostrou que o consumo regular dessas algas pode até reverter os danos causados por uma dieta não saudável, em termos de saúde cardiovascular. 

Alivia problemas nasais e congestão

Congestão ou doenças como rinite alérgica podem levar à inflamação nas passagens nasais.

A Spirulina é um suplemento natural popular que provou ser eficaz no tratamento dos sintomas da rinite alérgica. 

Protege os neurônios de distúrbios cerebrais e melhora a memória

Um estudo de 2012 realizado em ratos mostrou que uma dieta fortificada com Spirulina oferecia proteção neuronal contra um modelo de substância gerada pela doença de Parkinson. 

Além disso, outro estudo em 2015 descobriu que a Spirulina pode “prevenir a perda de memória possivelmente diminuindo o acúmulo da proteína Aβ, reduzindo o dano oxidativo e aumentando a atividade da catalase”.

Embora sejam estudos realizados em animais, eles são promissores para pessoas afetadas por doenças neurodegenerativas, como Parkinson ou problemas de memória.

Reduz o colesterol ruim

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo.

Um dos fatores de risco mais importantes é o nível de colesterol no sangue.

A Spirulina é um ótimo superalimento para o controle do colesterol, pois está provado que ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de colesterol “bom” (HDL).

Um estudo com 25 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que uma dose diária de dois gramas de Spirulina melhora significativamente o nível de colesterol.

Por outro lado, outro estudo realizado em pessoas com colesterol alto mostrou que um grama de espirulina reduziu diariamente os triglicérides em 16,3% e o colesterol LDL em 10%.

Ajuda a prevenir o câncer

Foi comprovado em vários estudos em animais que a espirulina tem propriedades anticancerígenas, tanto na redução da aparência quanto no tamanho do tumor.

Pode ser eficaz contra a anemia

Uma das formas mais comuns de anemia é a redução da hemoglobina ou glóbulos vermelhos no sangue. Isso é muito comum em idosos, que podem sentir sentimentos de fraqueza e fadiga por essa condição.

Um estudo realizado em 40 pessoas idosas com histórico de anemia, a Spirulina ajudou a aumentar o conteúdo de hemoglobina dos glóbulos vermelhos e melhorou a função imunológica.

Gostou de saber mais sobre a Spirulina? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2022, admin. All rights reserved.