Dieta para emagrecer: saiba como montar a sua de forma definitiva

Uma alimentação saudável é a base de uma vida saudável. Melhora a condição física e o bem-estar geral, fornecendo ao corpo o que ele precisa. Seguir uma dieta para emagrecer corretamente também pode evitar um grande número de doenças. 

Como todos são diferentes e todas os organismos têm necessidades nutricionais diferentes, não há recomendação universal para uma dieta para emagrecer

Para ajudar você a montar a sua dieta para emagrecer, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

8 dicas para montar a sua dieta para emagrecer

Explorar a biodiversidade alimentar

Nenhum alimento contém todos os nutrientes necessários. Portanto, uma dieta para emagrecer deve ser variada para melhor atender às necessidades do corpo. O ideal seria uma combinação de alimentos de baixa energia e alimentos altamente nutricionais, como vegetais e grãos.

Benefícios dos alimentos vegetais:

  • Sem colesterol
  • Alto teor de fibras
  • Fornecer minerais e vitaminas

Desvantagens de alimentos de origem animal:

  • Alto colesterol
  • Alto teor de ácidos graxos saturados
  • Contém purinas (pode causar ataques de gota por causa do alto teor de ácido úrico)

É por isso que é aconselhável recorrer principalmente a alimentos vegetais. Como parte de uma dieta saudável, os alimentos provindos de animais devem representar apenas uma parte relativamente pequena do seu programa alimentar. 

Gorduras, óleos e alimentos muito doces só devem ser consumidos com moderação.

Coma produtos naturais e não processados ​​

Para comer uma dieta saudável, você deve comer um mínimo de alimentos processados. Por isso, escolha comida fresca ao fazer compras.

Alternativas saudáveis ​​para alimentos processados:

  • Frutos secos em vez de doces
  • Pratos caseiros à base de produtos frescos em vez de refeições preparadas
  • Sucos prensados ​​em vez de sucos de supermercado com alto teor de açúcar

Quando você prepara suas próprias refeições com ingredientes frescos e não processados, controla o conteúdo deles. Quanto menos forem pré-cozidos e preparados industrialmente, melhor serão para a sua saúde. 

Cereais e batatas fornecem muitos nutrientes

Produtos de cereais e batatas são ricos em vitaminas, carboidratos complexos e minerais. Entre os produtos de cereais, o foco deve estar em produtos integrais com o maior conteúdo de substâncias benéficas para a saúde. Centeio e espelta são os preferidos.

Os produtos integrais contêm uma grande proporção de fibras alimentares, das quais pelo menos 30 g são necessárias para o nosso corpo diariamente. Eles promovem a digestão, proporcionam uma sensação de saciedade e previnem doenças como o diabetes. 

Portanto, produtos integrais devem ser consumidos várias vezes ao dia, se possível combinados com ingredientes com baixo teor de gordura. 

5 frutas e legumes por dia

Para comer bem, é necessário comer três porções de vegetais e duas porções de frutas por dia. Frutas e legumes estão cheios de vitaminas e minerais essenciais.

Para manter seus pontos fortes, esses alimentos devem ser consumidos frescos ou cozidos apenas muito brevemente. 

Frutas e legumes podem complementar uma dieta saudável como acompanhamento dos pratos principais. Além disso, eles podem ser facilmente incorporados ao programa alimentar como um lanche.

Tente comer um punhado de frutas ou legumes a cada refeição. Coma aveia pela manhã acompanhada de uma maçã ou prepare vegetais crus para o lanche. Sucos e smoothies caseiros também são uma alternativa deliciosa.

Produtos de origem animal e laticínios em quantidades adequadas

Os produtos de origem animal devem, em princípio, ser consumidos em quantidades menores do que os de origem vegetal. No entanto, não devem faltar em uma dieta para emagrecer, pois fornecem minerais essenciais como cálcio e ferro e proteínas de alta qualidade.

É pela mesma razão que o leite e seus derivados também devem ser incluídos na dieta diária. Devido aos seus ácidos graxos benéficos, o peixe deve aparecer uma ou duas vezes no menu semanal. Para todos os produtos de origem animal, deve-se dar preferência a produtos com baixo teor de gordura. 

Escolha as gorduras certas

As gorduras fornecem muita energia e promovem o excesso de peso e doenças cardiovasculares. Portanto, é particularmente importante, como parte de uma dieta para emagrecer, escolher as gorduras certas. 

São preferidos gorduras e óleos vegetais. Eles fornecem ácidos graxos poli-insaturados e ácidos graxos ômega 3 que o corpo não pode produzir por si próprio. 

No entanto, os ácidos graxos (gordura) trans devem ser evitados. Devido à sua composição química específica, influenciam negativamente os níveis de lipídios (gordura) no sangue e são responsáveis ​​por doenças cardíacas. 

Eles são encontrados principalmente em frituras e em muitos pratos preparados. Cuidado também com gorduras “ocultas”: doces, bolos e outros produtos geralmente contêm mais do que você pensa. 

Alimentos gordurosos que promovem uma dieta saudável são, por exemplo, abacates, nozes e peixes.  

Não caia na armadilha do açúcar

Alimentos e bebidas açucaradas só devem ser consumidos com moderação. O açúcar fornece calorias “vazias” porque contém apenas alguns nutrientes. 

Além disso, o açúcar induz grandes flutuações no açúcar no sangue, o que pode favorecer pequenos desejos durante o dia.

Garanta hidratação suficiente

A hidratação adequada é essencial para a saúde e para uma dieta para emagrecer. Você deve beber pelo menos 1,5 a 2 litros de líquidos por dia. 

Os requisitos do corpo para fluidos aumentam significativamente com a atividade física, totalizando assim pelo menos 3 litros. Água e outras bebidas sem açúcar e de baixa caloria são preferidas. Bebidas açucaradas e álcool devem ser evitadas o máximo possível em uma dieta saudável.

Gostou de saber mais sobre como montar a sua dieta para emagrecer? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2021, admin. All rights reserved.