Retenção de líquido: como resolver?

retenção de líquido ou o edema é caracterizada por uma acumulação de água num tecido, resultando em inchaço. Essa condição pode ter várias origens. 

Embora desconfortável, na maioria das vezes é leve e passageiro. Dissipa-se rapidamente. Às vezes, resulta de uma patologia subjacente e, portanto, requer medicação, geralmente baseada em diuréticos.

Para ajudar você a entender mais sobre a retenção de líquido, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é retenção de líquido?

retenção de líquido é definida como retenção patológica de líquidos nos tecidos do corpo. Em outras palavras, falamos sobre retenção de água quando o corpo armazena mais água nos tecidos do que elimina. 

Quando a água está em excesso, as células que a armazenam começam a crescer, daí o inchaço de certas áreas do corpo.

A água é um constituinte essencial do organismo. O corpo humano contém, de fato, 60% de água. A distribuição dessa água por todo o corpo é garantida pela pressão sanguínea, cujo objetivo é difundir o líquido nos tecidos. Falamos sobre pressão hemodinâmica. 

Por outro lado, a pressão oncótica exercida pelas proteínas do sangue atrai soro dos tecidos para os vasos sanguíneos. O equilíbrio dessas duas pressões mantém a quantidade de líquido no sangue e nos tecidos constante.

Por fim, os rins também desempenham um papel nesse equilíbrio, pois permitem a eliminação do excesso de sal e água presente no sangue pela urina. Quando o equilíbrio é perturbado, aparece a retenção de líquido.

Quais são as causas da retenção de líquido?

Em muitos casos, a retenção de água é leve e transitória (alguns dias), por exemplo, após uma posição prolongada em uma posição apenas, uma refeição com muito sal ou após o parto.

Em outros casos, a retenção de líquido pode ser um sinal de uma doença mais grave. Dois tipos principais de fatores podem afetar o equilíbrio hídrico do corpo: fatores mecânicos e / ou fatores físico-químicos.

Fatores mecânicos podem literalmente obstruir o balanço hídrico, por exemplo:

  • Obstruções venosas ou linfáticas que podem interferir no fluxo de fluidos corporais. Eles podem ser causados ​​por inflamação ou um tumor que comprime os vasos;
  • A insuficiência cardíaca é responsável por um aumento da pressão nos vasos. Assim, a água se acumula nos tecidos.

Fatores físico-químicos também podem causar edema:

  • Uma anormalidade renal (por exemplo, síndrome nefrótica ou insuficiência renal);
  • Uma deficiência de proteína ou vitamina B1 (especialmente em alcoólatras);
  • Certos medicamentos (corticosteroides, contraceptivos orais, vasodilatadores);
  • Uma alergia.

A linfa também ajuda a transportar a água pelo corpo. Ao contrário do sangue, o líquido linfático é amarelo e não se beneficia da ajuda dos batimentos cardíacos para facilitar sua progressão no corpo. 

De fato, são os movimentos do corpo, bem como as contrações musculares que permitem sua circulação. 

Ao permanecer estático por muito tempo, a linfa pode circular mal e se acumular em certas áreas, incluindo as pernas. Assim, a água que compõe a linfa não é mais filtrada para os rins e é armazenada nas células circundantes e causa inchaço.

Sintomas da retenção de líquido

A primeira manifestação de retenção de líquido é o ganho de peso (até 3 kg). Então o inchaço, principalmente nos membros inferiores, ocorre. 

O edema pode afetar apenas os tornozelos ou a perna inteira. É frequentemente associado à fadiga no final do dia. A princípio, o edema é incômodo diariamente, mas indolor.

Então, dores musculares ou articulares podem aparecer, com uma sensação de rigidez nas articulações, o que dificulta certos movimentos. 

A aparência da pele pode ser modificada (aparência desenhada e brilhante). Pode haver descoloração da pele (ligada à má circulação sanguínea) e, às vezes, coceira. 

A frequência cardíaca pode ser acelerada e, dependendo da localização do edema, podem ser sentidas dificuldades respiratórias.

De fato, existem edemas bilaterais (afetando ambas as pernas) e edemas unilaterais (afetando uma perna). Geralmente, isso ocorre devido à insuficiência venosa em pacientes com varizes ou flebite. O edema associado à flebite resulta em dor profunda e uma sensação de calor no vaso em questão.

Tratamento para retenção de líquido

O tratamento difere dependendo do tipo e causa da retenção de líquido.

Na maioria dos casos, a retenção de água pode ser efetivamente tratada com a implementação de um tratamento diurético, bem como uma dieta com pouco sal, que visa estimular a evacuação do líquido na urina. O edema relacionado à insuficiência cardíaca também é tratado com diuréticos.

Quando o edema é unilateral e devido à flebite, um tratamento anticoagulante deve ser realizado. Por outro lado, se for causada por insuficiência venosa, recomenda-se o uso de meias de compressão.

Edemas de origem alérgica requerem tomar anti-histamínicos ou corticosteroides em caso de angioedema.

No caso de retenção de água de origem linfática, o médico pode prescrever sessões de drenagem linfática a serem realizadas em um consultório de fisioterapia. As massagens são eficazes na reativação da circulação linfática e na eliminação da água.

Finalmente, usar meias de compressão que comprimem as pernas é muito eficaz para reativar a circulação sanguínea e limitar a retenção de líquido.

Como prevenir a retenção de líquido?

A principal medida preventiva contra a retenção de líquido é limitar uma posição prolongada sentado ou estático.

Quando houver histórico de edema com um medicamento, ele deve ser relatado às equipes de saúde para evitar o re-contato com o produto.

Também é aconselhável:

  • Perder peso em caso de excesso de peso;
  • Praticar atividade física diária;
  • Evitar posições estáticas;
  • Fazer movimentos dos membros inferiores várias vezes ao dia para promover a circulação sanguínea;
  • Reduzir sua ingestão de sal;
  • Obter hidratação suficiente;
  • Favorecer alimentos com propriedades de drenagem (por exemplo, alcachofra, toranja etc.).

Gostou de saber mais sobre a retenção de líquido? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

© 2021, admin. All rights reserved.